sábado, 12 de março de 2011

Cuidados com a pele bronzeada


O filtro deve ser usado em todas as estações do ano e até nos dias nublados, pois também há incidência dos raios UVA e UVB. Contudo, é no verão que as pessoas abusam no sol para ficarem bronzeadas, podendo correr alguns riscos. “O bronzeamento sempre agride a pele mesmo que a pessoa vá aos poucos e use filtro solar. Quando ela está bronzeada é porque a pele já sofreu uma agressão além do que poderia suportar, e por isso, produz mais melanina. É preciso enfatizar que qualquer tipo de bronzeamento já é agressivo à pele”, afirma a dermatologista Denise Steiner.

A especialista conta ainda que a maneira certa de se bronzear é usar um filtro leve (nº30 gel, loção não oleosa e nem comedogênico). O produto deve ser bem distribuído e espalhado no corpo em camada generosa. O sol deve ser tomado aos poucos para que a pele não queime e descame antes de conseguir o bronzeado. É importante também fazer uma hidratação diária.

A jornalista Alessandra Marcondes Sabbag, 22, explica como faz para se proteger do sol. “Nunca tive problemas com bronzeador. Só uso um, de uma marca famosa e bem conhecida no mercado porque tenho mais confiança, assim não estraga minha pele. Mas sempre alterno entre o bronzeador e o protetor. Todos os dias, após o banho, passo o creme e, quando estou no litoral e volto da praia, não é diferente. Aplico o hidratante sobre os lugares mais queimados para refrescar”, diz.

Após a exposição ao sol, o ideal é que a pessoa passe um creme hidratante. Segundo a dermatologista, existem dois tipos de hidratantes: o hidratante oclusivo quando faz uma película para evitar que a água evapore da pele - caso do óleo de amêndoas. E o hidratante ativo que irá penetrar na pele e puxar a molécula de água para perto daquele local. Portanto, um creme adequado é sempre melhor que o óleo de amêndoas.

Em caso de irritação na pele, queimaduras e bolhas, por causa do excesso de sol, é essencial que consulte um médico, principalmente sobre as bolhas porque qualquer produto passado pode ser alergizante e ocasionar maiores prejuízos. De acordo com a médica, o câncer de pele provocado pelo sol se caracteriza por feridas que não cicatrizam, áreas que estão sempre vermelhas, descamando e parecendo inflamada.



Dicas de Produtos:






Nivea Sun Loção Solar Bloqueadora

Dove Summer Tone

Protetor labial Sun da Avon

Gel Hidratante Sundown Pós-Sol

Óleo Sève da Natura Amendoas Doces